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Divergência nos dados do seguro-desemprego: como resolver e garantir o benefício?

Saiba como solucionar as divergências nos dados do seguro-desemprego e não tenha seu acesso ao benefício impedido.

Muitos trabalhadores enfrentam dificuldades ao solicitar o seguro-desemprego devido à existência de divergências entre os dados presentes na guia de solicitação e as informações reais. Essa divergência pode resultar no impedimento de acesso ao benefício tão necessário após a dispensa sem justa causa. 

A divergência no seguro-desemprego ocorre quando há incompatibilidade entre as informações presentes em diferentes sistemas oficiais. Isso pode acontecer devido a erros no endereço, CPF ou nome da mãe do trabalhador nas guias de solicitação do benefício. 

Para ajudar os trabalhadores nessa situação, Separamos algumas  informações importantes para solucionar esse problema e garantir o acesso ao seguro-desemprego.

O que é a divergência no seguro-desemprego?

Além disso, também pode ocorrer devido à divergência de informações nos bancos de dados da Receita Federal e do Ministério da Economia, ou seja, há uma falta de compatibilidade entre os dados presentes nesses sistemas.

Como corrigir a divergência dos dados no seguro-desemprego?

É essencial corrigir qualquer tipo de divergência de informações o mais rápido possível, pois isso pode impedir o trabalhador de obter o benefício do seguro-desemprego. Veja como proceder para corrigir essa situação:

1 – Correção pela Internet: caso a divergência não esteja relacionada a erros nas guias do seguro-desemprego, mas sim a uma divergência apontada pelo sistema ao enviar as informações, é possível que o problema esteja no CPF do trabalhador.

Nesse caso, o trabalhador pode acessar o site da Receita Federal e clicar em “Meu CPF” > “Atualizar CPF”. Em seguida, basta preencher o formulário exibido e enviá-lo. Será necessário aguardar a resposta da Receita Federal sobre a regularização ou próximos passos a serem seguidos;

2 – Correção por Telefone: outra opção é buscar solução para a divergência no seguro-desemprego através do atendimento telefônico. Basta ligar para o número 158, que corresponde ao telefone da central “Alô Trabalho”;

3 – Correção Presencialmente: por fim, também é possível solucionar a divergência comparecendo pessoalmente às unidades do SINE (Sistema Nacional de Emprego) ou à Superintendência Regional do Trabalho do seu estado.

É importante ressaltar que, além de corrigir a divergência nos dados, é essencial conhecer as regras do seguro-desemprego e saber como solicitar o benefício online, sem precisar sair de casa.

De acordo com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, se houver dados divergentes no requerimento, você deve entrar em contato com a central “Alô Trabalho” pelo número 158 ou no número da Superintendência de seu Estado. 

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